Fuerteventura: aqui o sol é mágico!

18/05/2018

Fuerteventura parece uma ilha desenhada pela Natureza para desfrutar do sol e da praia. Com mais de 150 praias, oferece os mais extensos areais de entre todas as restantes ilhas do arquipélago e dunas de areia fina a perder de vista. Apenas 100 km separam a ilha do continente africano.É um paraíso para quem procura férias tranquilas na praia, pois tem sido a ilha mais resguardada em relação ao desenvolvimento turístico, que aqui se iniciou mais tardiamente. Destacam-se duas vilas transformadas em principais centros turísticos, a Caleta de Fuste e a Corralejo.

Como não é muito grande e existe facilidade em alugar um carro, é possível conhecer bem a ilha em poucos dias. Muitas praias e cidades rurais são alguns dos mais atrativos fatores que levam qualquer pessoa a tirar uns dias de descanso neste destino.

Férias relaxantes

Por ser de origem vulcânica, existem regiões com areias escuras ao longo da ilha, no entanto, pode-se encontrar grandes extensões de areias brancas, que as tornam em locais ainda mais belos e exóticos. As praias e dunas quase desertas fazem deste destino o favorito de muitas famílias e casais para umas férias relaxantes.

O nome deriva dos ventos fortes que se fazem sentir na região – “fuerte ventura” (ventos fortes) –, o que torna este destino ainda mais desejado por praticantes de certas modalidades desportivas marítimas (como o windsurf). No entanto, esses ventos também ajudam a suportar as altas temperaturas (cerca de 36º C na época alta), que atraem todos os amantes do sol e do calor.

As típicas cidades rurais

Fuerteventura é também constituída por pequenas cidades rurais de uma beleza inigualável, constituídas por antigas casas de pedra, caminhos rurais e capelas datadas de há mais de 500 anos. Nestas pequenas cidades não existem muitos atrativos turísticos, mas encontram-se restaurantes de grande qualidade, artesanato, provas de queijos, etc., que consomem grande tempo a quem visita a ilha.

As vistas que se deslumbram nas viagens a estas cidades são dignas de registo na sua memória, pois Fuerteventura é de uma beleza rural inexplicável.

Além dos hotéis com excelentes condições e preços competitivos, na ilha estão disponíveis casas e apartamentos para alugar. Esta última modalidade é excelente para quem procura férias menos ligadas ao turismo tradicional, podendo arrendar casas rurais perto das praias desertas. Os bons acessos da ilha permitem a comunicação entre as várias regiões em poucas horas, logo, o facto de se optar por uma casa não se torna um obstáculo para uma visita à ilha. Os resorts também são uma boa alternativa para umas férias cheias de atividades numa das ilhas mais bonitas do arquipélago das Canárias.

Locais a visitarFuerteventura, com o seu conjunto de praias incríveis, é a Meca dos amantes da praia. No entanto, existem outros locais para visitar para além das extensões de areia.

Tindaya

Fica na zona Oeste de Fuerteventura. A aldeia é um ajuntamento de criadores de cabras, mas o imponente Tindaya não deverá ser ignorado. Com 401 metros de altitude, a montanha foi considerada sagrada pelos Mahos e, de facto, transformou-se numa rica fonte arqueológica.

El Cotillo

No Oeste, esta aldeia piscatória é outra preciosidade. Depois de almoçar num dos agradáveis restaurantes de peixe, por que não fazer uma siesta numa das calmas enseadas? Mas saiba que são bastante desertas e as praias são um destino muito procurado pelos nudistas.

El Matorral

É o local onde se situa o aeroporto. Cinco quilómetros a sudoeste de Puerto del Rosario, faça uma viagem à capital para poder observar a vida quotidiana da ilha longe das estâncias. Metade da população vive aqui e este é, sem dúvida, o local mais movimentado da ilha.

Antigua

Visite-a se pretender fugir do rebuliço. O seu Molino (moinho) é um edifício digno de ser fotografado, com belos jardins prontos a serem explorados e com um interessante centro de artesanato. Fica a 20 minutos de carro de Antígua. É a cidade mais antiga de todo o arquipélago e a mais bonita e bem preservada de toda a ilha.

La Lajita

Trata-se de uma pequena vila que alberga o oásis de Los Camellos (oásis dos Camelos). Este parque de animais com espetáculos de aves de rapina, papagaios, leões-marinhos e répteis também conta com um dos jardins botânicos mais importantes da Europa, com mais de 2300 espécies de catos.Molino em AntiguaCorralejo

Metade estância e metade vila, as suas costas arenosas são uma verdadeira reserva natural. O que parecem ser armadilhas para lagostas são, na verdade, quebra-ventos de rocha vulcânica. A praia de Corralejo é muito luminosa, tem cerca de sete quilómetros de dunas de areia fina e situa-se no norte de Fuerteventura. Ao sul da praia encontra-se a zona de proteção natural El Jable, com uma paisagem de dunas impressionante.

Isla de Lobos

É do porto de Corralejo que saem os barcos para a belíssima Isla de Lobos, um passeio a não perder. Os ferries partem diariamente e a travessia demora cerca de 20 minutos. As praias de Lobos permanecem quase intocadas.

Praia de Jandía

Localizada no sul da ilha, é ideal para quem procura descontração e intermináveis passeios pela praia. Jandía oferece também aos visitantes inúmeras lojas, bares, cafés e restaurantes.

Morro Jable

Aldeia piscatória, junto à praia de Jandía. Acede-se por um caminho a pé pela praia.

Informações

Moeda: Euro

Idioma: Castelhano

Documentos: Bilhete de identidade/cartão do cidadão.

Fuso horário: A mesma hora que Portugal Continental.

Clima: Subtropical. Com mais de 300 dias de sol por ano, é pouco provável que se depare com chuva, já que é a ilha com menor pluviosidade das Canárias. A temperatura média anual de 21º C. Fuerteventura desperta na primavera, com temperaturas médias de 20º C. No verão, ascende a uma média de 23º C. O outono oferece uns agradáveis 21º C e se preferir desfrutar de um Natal quente, oferece-lhe temperaturas médias de 19º C em novembro, dezembro e janeiro.

Vestuário: Opte por roupa leve. Uma camisola mantê-lo-á quente, mesmo nos meses de inverno.