Ilha da Madeira: Um dia em Porto Santo (day tour a partir da Ilha da Madeira)

10/08/2020

Gosto de Natureza, de caminhadas, de ambientes rurais. E adoro o litoral, o cheiro a mar, uma boa esplanada. Mas não sou pessoa de ficar a lagartar horas a fio numa praia, por mais tropical que ela seja.

Ora, sendo a praia precisamente o atrativo maior da ilha de Porto Santo, não pretendo convencê-lo a evitar o areal durante um dia passado na ilha madeirense. O meu desafio é motivá-lo a fazer também outras coisas.

Pegue na sua bicicleta ou carro alugado e venha daí comigo nesta viagem ao interior de Porto Santo (não se preocupe, no final vamos dar um mergulho à praia). Note que, se optar pela bicicleta, não consegue fazer isto tudo e regressar a tempo do barco; nesse caso, é melhor dormir em Porto Santo.

O que fazer em Porto Santo

#1 Apreciar a vista no Miradouro da Portela

Se seguir pela estrada regional junto ao porto marítimo de Porto Santo, local onde atraca o ferryboat oriundo da Ilha da Madeira, não precisa sequer de ir ao centro da povoação de Vila Baleira.

A estrada começa a subir e, pouco depois, chegará a um local onde se avistam moinhos e cavalos e, logo a seguir, um miradouro. Trata-se do Miradouro da Portela, de onde se tem uma vista incrível sobre a povoação de Vila Baleira e todo o litoral sul da ilha de Porto Santo.

#2 Fazer a Vereda do Pico Branco e Terra Chã

Continuando pela ER 111 chegará quase à ponta noroeste da ilha. Vá atento para não perder o placard informativo da vereda PS PR 1; há um parque de estacionamento improvisado.

A Vereda do Pico Branco e Terra Chã (PS PR 1) é uma caminhada extraordinária, feita ao longo de uma vereda originalmente traçada para facilitar a passagem de burros de carga que transportavam cevada desde Terra Chã. No total, são apenas 5,4 quilómetros, ida e volta, incluindo a passagem pelo topo do Pico Branco.

Recomendo vivamente fazer a Vereda do Pico Branco e Terra Chã. Se não sabe o que fazer em Porto Santo, confie em mim: será muito provavelmente o ponto alto do dia!

#3 Observar a ilha a partir do Miradouro do Pico Castelo

Prossiga viagem numa espécie de volta à ilha e, ao chegar a Camacha, siga a placa que indica o “Pico Castelo” e entre numa estrada de cascalho e terra batida. O Pico Castelo fica a poucas centenas de metros.

Depois de parar no miradouro, ainda fui até ao início da vereda do Pico Castelo. Se tiver tempo e vontade, pode ser uma boa caminhada, mas tenha em atenção o tempo. Eu não fiz, porque a tarde já ia a meio e ainda iria regressar de barco à Ilha da Madeira. Decidi por isso seguir para a Ponta da Calheta.

#4 Retemperar energias na Ponta da Calheta

Para descansar, nada melhor do que beber uma cerveja Coral ou uma Brisa Maracujá acompanhando um prego em bolo de caco. E a Ponta da Calheta pareceu-me o lugar ideal para o fazer. É bonito, tranquilo e, pelo menos no dia em que visitei Porto Santo, estava sem multidões.

#5 Dar um mergulho na praia de Porto Santo

Ir a Porto Santo e não ir à praia… bom, já sabe o resto. Vindo da Ponta da Calheta, recomendo parar no Cabeço da Ponta, imediatamente antes do hotel Vila Baleira. Há um parque de estacionamento num baldio, e o acesso à praia pode ser feito pelo caminho que existe na curva entre o Aparthotel Luamar e o hotel Vila Baleira Wellness Resort.

Depois de uns bons mergulhos e banhos de sol, será muito provavelmente altura de regressar ao barco. Caso pernoite em Porto Santo, deixe-se estar; aproveite e beba uma poncha antes de ir jantar. Eu não provei ponchas em Porto Santo – se encontrar boas ponchas, avise.

E pronto, aqui fica um possível bate-volta a Porto Santo a partir do Funchal. Se não souber o que fazer em Porto Santo além de ficar estendido na praia, tem aqui um roteiro para um dia bem passado na ilha. Desfrute… e depois conte como foi.